A Intuitive Machines anunciou nesta sexta-feira (23) que a primeira sonda americana a pousar na Lua – Odysseus – foi desativada. A missão durou sete dias, já que a sonda não sobreviveu às rigorosas temperaturas da noite lunar.
O módulo havia sido colocado em repouso após uma semana de missão e a expectativa era retomar contato com a terra quando os painéis solares se recarregassem. No entanto, os controladores de voo já detectaram que nenhuma comunicação voltaria a acontecer.
No X, antigo Twitter, a empresa informou a falha. “Em 23 de março, às 10h30min, horário padrão central, os controladores de voo decidiram que suas projeções estavam corretas e que o sistema de energia de “Odie” não faria outra chamada para casa”, comunicou.
“Isso confirma que ‘Odie’ desapareceu permanentemente após ter entrado na história como o primeiro módulo lunar comercial a pousar na Lua”, informou.
Trajetória da sonda espacial Odysseus
IM-1, construído pela empresa Intuitive Machines, foi a primeira espaçonave comercial a pousar suavemente na Lua. Também foi o primeiro veículo feito nos Estados Unidos a fazer uma alunissagem desde o fim do programa tripulado Apollo, há mais de cinco décadas.
A descida teve momentos de tensão entre os cientistas, já que a Odysseus prendeu uma de suas seis pernas de pouso na superfície lunar durante o final do pouso. O módulo tombou, parando apoiado de lado em uma rocha.
Carregando um conjunto de instrumentos científicos para a Nasa e vários clientes comerciais, o veículo foi projetado para operar por sete dias com energia solar antes que o Sol se pusesse sobre o local de pouso. Depois disso, a Odysseus perdeu definitivamente o contato com a Terra.
Entretanto, nesse meio-tempo, a aeronave compartilhou imagens e forneceu dados de todos os instrumentos enviados pela Nasa.
CNN