O número de incêndios em vegetação no Rio Grande do Norte registrou um aumento significativo nos últimos meses. Apenas nessa quinta-feira (17), foram contabilizados 12 focos de incêndio nas regiões de Natal e Grande Natal, alguns desses foram próximos a rodovias, o que exigiu bloqueios temporários para garantir a segurança no trânsito.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), entre janeiro e setembro de 2024, foram atendidas 981 ocorrências de incêndio em vegetação, representando um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o total de atendimentos foi de 849. O crescimento acende o alerta sobre a necessidade de medidas preventivas e de controle, além de destacar os riscos tanto para a população quanto para o meio ambiente.
As autoridades também reforçam a importância de que a população colabore com as orientações de prevenção, evitando práticas que possam desencadear incêndios e acionando o número 193 em casos de emergências. O monitoramento das áreas de risco e a intensificação das operações seguem em andamento para enfrentar a alta demanda.
Tribuna do Norte