Trecho de 2,7 km foi aberto em propriedade privada localizada ao lado da rodovia federal, que está interditada desde 31 de março.
Um desvio improvisado aberto dentro de fazendas de Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, tem sido a alternativa usada por motoristas que utilizam a BR-304 desde esta segunda-feira (23).
Uma ponte se rompeu no dia 31 de março e, desde então, a rodovia que liga as maiores cidades do estado – Natal e Mossoró – está interditada.
Para acessar ao desvio, que tem 2,7 km, os motoristas precisam desembolsar R$ 20, no caso de carros de passeio, e R$ 30 no caso de caminhonetes. Carretas não podem passar pelo trecho. A via alternativa funciona no sistema pare e siga.
Segundo o empresário Armando Filho, a ideia do desvio surgiu logo após o desmoronamento na ponte. Ele conta que a fazenda de pecuária pertence à família há mais de 50 anos também perdeu alguns animais na cheia do Rio Ponta da Serra, que causou o rompimento da via.
No entanto, a estrada alternativa só foi construída após diálogos com empresários da região. De acordo com ele, a medida também dependia de acordo com o proprietário de uma fazenda vizinha.
Armando afirmou que cerca de 200 veículos usaram o desvio no primeiro dia de funcionamento. O horário é limitado, das 5h às 17h.
De acordo com o empresário, a taxa cobrada visa cobrir os custos com a construção do desvio. Viaturas oficiais e ambulâncias não pagam pelo serviço.
“Tem gente que acha barato, pela economia de tempo, de combustível. A gente contratou trator, retroescavadeira, caminhões-caçamba, gastamos uns R$ 30 mil, e tem uma máquina de dia e de noite dando atendimento”, explicou.
Ainda segundo o responsável pela fazenda, alguns dos usuários chegaram a se emocionar, ao passsar pelo local.
“Algumas pessoa choram. Dizem que foi Deus que tocou no coração da gente”, disse.
Desvio oficial ainda não foi concluído
Desde o desmoronamento da ponte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit) anunciou a construção de um desvio na rodovia. A princípio, o prazo para construção era de 15 dias.
Nesta terça-feira (23), o órgão informou que precisou mudar o cronograma da obra, por conta das “constantes chuvas”, e apresentou nova previsão, de que o desvio passe a operar até o início do mês de maio.
Dnit muda cronograma de obra de desvio na BR-304
O prazo para reconstrução da ponte não foi informado.
Outras rotas apresentadas pelo governo logo após o desmoronamento da ponte acabam aumentando a distância percorrida entre Natal e Mossoró. Veja as rotas alternativas:
Sentido Natal – Mossoró
- Rota 1: BR-226, seguindo por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Açu, acessando A BR-304, em direção a Mossoró;
- Rota 2: BR-406 até Macau, seguindo pela RN118, acessando a BR-304 (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.
Mossoró – Natal
- Rota 1: Saindo pela BR-304 e acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau- pegar BR-406, em direção a Natal;
- Rota 2: BR 304, acessar RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR-226
- Rota 3: Sair pela BR-110 e pegar a BR-226 até Natal
g1