Janja X Musk: entenda confusão que dominou as redes e fez Lula se pronunciar

O nome da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, está em alta nas redes. Durante participação em um painel do G20 Social, no Rio de Janeiro, neste sábado (16), Janja disse não ter medo de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e o xingou usando a expressão em inglês “fuck you”. Ela discursava sobre o combate à desinformação e a necessidade de regulamentação das plataformas digitais. O bilionário americano, que convidado na última semana por Donald Trump para assumir um cargo no governo dos Estados Unidos, compartilhou o vídeo com a fala de Janja que havia sido publicado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL), e o respondeu: “eles vão perder a próxima eleição”.

No post, Nikolas escreveu: “Janja da Silva, esposa de Lula, apenas disse ‘vai se foder, @elonmusk’ durante o painel Social do G20. Esta é a esquerda ‘tolerante’.” Musk se limitou a escrever “lol”, sigla em inglês para “laughing out loud”, que significa “rindo alto”, ou “rindo muito”.

Horas depois da polêmica fala de Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, no palco do “Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza”, na Praça Mauá, que não é necessário ofender ou xingar ninguém. Ele estava acompanhado de Janja, da ministra da Cultura Margareth Menezes e do cantor Gilberto Gil (ex-ministro da Cultura). Segundo Lula, é preciso “apenas indignar a sociedade”.

— Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não tem para comer — disse o presidente.

Em alta no X neste domingo (17), o assunto tem provocado debates acalorados. Veja, abaixo, algumas publicações:

O último embate entre Elon Musk e o Brasil aconteceu em agosto, quando por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o funcionamento da rede social X foi suspenso. A decisão foi tomada depois que a plataforma descumprir uma determinação anterior, que solicitava a indicação de um representante legal da plataforma no país.

Nos EUA, Trump anunciou que o bilionário vai trabalhar em um novo Departamento de Eficiência Governamental, com o objetivo de “desmantelar a burocracia governamental”, impulsionar “uma reforma estrutural em larga escala” e cortar gastos. Musk liderará este departamento com o empresário da tecnologia e ex-candidato presidencial republicano Vivek Ramaswamy. Ainda não está claro como será este órgão e nem sua duração.

Fonte: O Globo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *