G20 no Rio: feriado prolongado com alterações no trânsito e no funcionamento do comércio

Em função da presença das delegações que participam da reunião de cúpula do G20, a prefeitura do Rio de Janeiro comunicou o fechamento de algumas das principais vias, na Zona Sul, até o próximo dia 20, feriado da Consciência Negra. Até às 18 horas de terça-feira (19), as duas vias da Avenida Atlântica, em Copacabana estarão interditadas, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e Avenida Princesa Isabel. O pedido de fechamento total das vias foi feito à prefeitura do Rio pelas Forças de Segurança. A medida visa garantir o deslocamento seguro das delegações até o Museu de Arte Moderna, o MAM., no Aterro do Flamengo. Somente moradores da Avenida Atlântica poderão acessar os bloqueios apresentando comprovante de residência. O estacionamento nas baias também está proibido neste período e a área de lazer na orla está suspensa.

No Aterro do Flamengo, onde ocorrerá o evento principal — a reunião de cúpula de representantes das principais economias do mundo, nesta segunda (18) e terça-feira (19) —, o tráfego na Avenida Infante Dom Henrique será restrito e controlado para permitir que os deslocamentos das delegações sejam feitos com segurança e dentro do tempo previsto. As alterações no funcionamento das pistas do Aterro irão até o feriado da Consciência Negra, na quarta-feira (20). Não haverá área de lazer no local em todo este período e as passarelas de pedestres serão interditadas.

Neste período, a Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) Aterro – Circuito Pedro Nikolay também estará suspensa.

A CET-Rio enfatiza também a importância de as pessoas atravessarem as ruas usando as faixas de pedestres e respeitando a sinalização, especialmente nestes dias de movimentação atípica, para evitar acidentes.

Durante o feriado prolongado, o expediente de órgãos públicos da cidade estará suspenso, segundo o decreto municipal publicado em 23 de outubro pela prefeitura. Somente os serviços essenciais como saúde, segurança, transporte público, coleta de lixo e limpeza urbana, além de serviços funerários e estabelecimentos atacadistas, vão continuar funcionando normalmente.

Os bancos não funcionarão durante o período, mas as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento durante o feriado, poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte, 21 de outubro (quinta-feira), conforme esclareceu a Federação Brasileira de Bancos (Febrasban).

Fonte: O Globo

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *