A draga que atracou no Porto de Natal nesta quinta-feira (29) vai iniciar a execução da engorda da praia de Ponta Negra na manhã desta sexta-feira (30). A previsão foi dada pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes. A obra será tocada pelo consórcio DTA/AJM, declarado vencedor em uma licitação no final de abril com proposta de R$ 73,7 milhões.
“Amanhã vamos iniciar a obra. Hoje a draga está no porto e será abastecida agora à tarde. São mais de 2.000 litros de combustível que ela será abastecida. Depois, logo nas primeiras horas da manhã, ela se dirige para a jazida, onde será feito o abastecimento da areia. A partir daí, ela se dirige aonde foram colocados os tubos. Temos lá quatro locais que têm os tubos. Iniciaremos pela primeira tubulação ali próximo entre o hotel Serhs e o hotel Ocean. E a partir daí começa a nossa tão sonhada engorda, é pra mudar ali o nosso cartão postual da praia da Ponta Negra”, disse Carlson Gomes.
A empresa responsável pela obra começou a montagem dos tubos na semana passada, após realizar o aterro de parte das áreas que vão receber os equipamentos na altura do Hotel Sehrs, na Via Costeira. Conforme explicou o secretário Carlson Gomes, na segunda-feira (19), a tubulação permitirá à draga chegar à areia da praia para executar os trabalhos.
A expectativa para o início da engorda foi de comemoração para o prefeito Álvaro Dias. Ele relembrou a superação dos trâmites burocráticos para que, finalmente, o serviço possa ser executado.
“Espero que agora, concretizada a vinda da draga, superado todos os obstáculos, todas as questões burocráticas resolvidas, nós possamos, enfim, realizar a engorda da Praia de Ponta Negra, que é um sonho, um anseio, um desejo, mas acima de tudo, uma necessidade grande para a cidade de Natal, para preservar o meio ambiente, a geração de emprego e renda na nossa cidade”, destacou Álvaro Dias.
Tribuna do Norte