Pergunta foi enviada a todos os seis candidatos. Heró Bezerra e Paulinho Freire não enviaram a resposta.
Veículo que integra o transporte público de Natal — Foto: Francielly Medeiros/Inter TV Cabugi
O g1 RN dá continuidade nesta terça-feira (24) a uma série de reportagens, feita em parceria com o Bom Dia RN, sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Natal.
A equipe do g1 enviou quatro perguntas aos candidatos sobre variados temas. Os candidatos tinham até 1 minuto para a resposta, em vídeo.
A segunda pergunta enviada aos 6 candidatos foi: Qual a sua proposta para resolver problemas do transporte público da cidade, como a idade da frota e redução de linhas?
Heró (PRTB) e Paulinho Freire (União Brasil) não enviaram as respostas. Os vídeos com as respostas estão em ordem alfabética de acordo com o nome dos candidatos. Confira abaixo:
Confira as respostas:
Carlos Eduardo Alves (PSD)
“Natal está com problemas urgentes que precisam ser resolvidos, mas a gente tem que ser franco e sincero e não vir com propostas mirabolantes para enganar o eleitor. Quando eu fui prefeito, Natal tinha mais de 80 linhas e mais de 800 ônibus em circulação. Hoje a cidade tem pouco mais de 50 linhas e 400 ônibus rodando, ou seja, a metade dos ônibus e das linhas que tinham antes. Isto é um absurdo. Então, o que vamos fazer? É preciso retomar as linhas que foram suspensas e aumentar o número de veículos em circulação e renovar a frota com ar condicionado. Depois, é concluir a licitação dos transportes para que os problemas do sistema sejam resolvidos de vez.”.
Nando Poeta (PSTU)
Nando Poeta fala como pretende resolver problemas do transporte público de Natal
“Nosso primeiro passo é acabar com a farra do Seturn. Essa máfia de empresários da nossa cidade só querem lucrar. Eles devem mais de R$ 160 milhões ao poder público, sendo R$ 49 milhões só para a prefeitura. Nós vamos executar essa dívida e vamos pegar esse dinheiro, que é público, e investir na construção de uma empresa pública. Uma empresa de transporte que possibilite avançar num sistema integrado da mobilidade da nossa cidade, com ônibus, com trem, com VLT e a ciclovia. A partir daí é possível, sim, ter uma renovação de frota. É possível estender um número de linhas e avançar para tarifa zero e construir um serviço público de qualidade que dê conforto ao trabalhador para ir para o seu trabalho, para ir para o lazer, para voltar para casa. É essa a nossa proposta”.
Natália Bonavides (PT)
Natália Bonavides fala como pretende resolver problemas do transporte público de Natal
“Entra prefeito e sai prefeito e ninguém resolve a questão do transporte em Natal. Nós temos coragem para fazer o que há mais de 20 anos eles empurram com a barriga e não fazem. Vamos realizar uma licitação que torne o transporte eficiente, que devolva as linhas que foram tiradas das ruas e que amplie o serviço para lugares onde hoje o transporte não chega. Também vamos implementar de forma gradual a tarifa zero e integrar o sistema de ônibus com o sistema de trens para melhorar a mobilidade da nossa cidade. É possível mudar a realidade do transporte em Natal, é possível oferecer a população serviço de qualidade. Nós já temos tudo isso planejado no nosso programa de governo e a coragem que é necessária para implementar”.
Rafael Motta (Avante)
Rafael Motta fala como pretende resolver problemas do transporte público de Natal
“A nossa proposta é implementar o cartão único mensal, em que o passageiro paga uma vez e vai utilizar o mês inteiro. Para isso, nós vamos realizar concorrência com o novo modelo de contrato, reestruturando o sistema de transporte coletivo de Natal. Com isso, nós vamos renovar a frota, priorizando ônibus mais modernos, acessíveis e menos poluentes, através de incentivos e parcerias. Também vamos implementar um plano de realocação das linhas, garantindo a cobertura dos bairros com mais eficiência. O objetivo é criar um sistema de transporte integrado, que facilite o deslocamento entre as diferentes regiões da cidade. Ao mesmo tempo, em que trabalhamos na construção de novos corredores viários e na criação de ciclovias e motovias, para justamente reduzir a dependência do transporte individual.
g1